Vila Gastronômica

Vila Gastronômica



A Vila:

Um vilarejo rústico e charmoso, com praias paradisíacas, natureza preservada e um "Lifestyle" focado nos esportes náuticos. Entretenimento pra todas as idades: eventos gastronômicos, culturais, tradicionais de rua e festivais. Culto a natureza e manifestações culturais.

Em 1549, pouco depois dos primeiros gritos portugueses de "Terra a Vista", Tomé de Souza e os primeiros jesuítas chegaram com suas 03 naus (Conceição, Salvador e Ajuda) às mais belas praias do Sul da Bahia, na Costa do Descobrimento. Assim surgiu o mais antigo santuário católico do Brasil: o Santuário do Arraial d'Ajuda. 

Separada de Porto Seguro pelas águas do rio Buranhém, Arraial é acessível por uma travessia de balsa de cerca de dez minutos, onde a magia começa a acontecer.foi, por muitos anos, acessível apenas através de travessias de balsa. Com tanta gente diferente - visitando ou ficando de vez - a Rua do Mucugê está sempre se renovando de bom gosto. Tem loja indiana, bar baiano, restaurante tailandês, gelateria italiana, acarajé da baiana... tudo em harmonia com a natureza - a arquitetura é rústicas e tem poucas paredes, as árvores fazem parte da decoração. O fuso horário permanece o mesmo: o comércio funciona do final da tarde até a noite, para que todos possam curtir o dia nas 9 praias paradisíacas que cercam o vilarejo. E a noite, ahhh meu bem, é uma criança!  

Praias:
 

PRAIA DE ARAÇAÍPE:
Dona de um mar calmo, graças à presença de recifes de corais, a praia tem como característica marcante, a grande ocorrência de conchas em suas areias, além do surgimento de muitas piscinas naturais durante a baixa da maré. 
PRAIA DO PARRACHO: Ponto de encontro da juventude. No local, fica a casa de shows UÍKI, que promove as festas mais descoladas da região e onde acontece o Festival BeLove . O mar é ótimo para banho em todas as fases da maré, também é um pólo para a prática de esportes náuticos.
LAGOA AZUL: Trecho pequeno entre as praias de Taípe e Pitinga, identificado por uma pequena barraca e uma falésia - é aqui que, quando chove muito, forma-se uma pequena queda-d'água e a tal lagoa. Acesso a pé, a partir de Taípe (15') ou Pitinga (25')
PRAIA DOS PESCADORES: Você vai passar por aqui quando for caminhando até a Praia do Araçaípe. É pitoresca, cheia de barquinhos; a barraca da praia é famosa pelo seu peixe frito... Muito frequentada por antigos e moradores da Vila.
PRAIA DO MUCUGÊ: Praia que conta com uma ótima infra-estrutura turística, sediando o grande parque aquático da localidade. Suas areias se entendem por uma faixa bastante larga, e seu mar é bastante tranqüilo, apresentando piscinas naturais quentes e transparentes. 
RIO DA BARRA: Divisa com Trancoso. Uma das praias mais bonitas da região. O acesso, contudo, é restrito e controlado. A foz do rio que dá nome ao lugar desenha constantemente novas paisagens. Ponto de avistagem de tartarugas marinhas.
RIO DA BARRA: Divisa com Trancoso. Uma das praias mais bonitas da região. O acesso, contudo, é restrito e controlado. A foz do rio que dá nome ao lugar desenha constantemente novas paisagens. Ponto de avistagem de tartarugas marinhas.
PRAIA DE PITINGA: Assim é Pitinga, banhada com água morna e transparente, cheia de encantos, com ondas fortes que quebram nos recifes próximo a orla, mar esverdeado, falésias por todos os lados e areia fofa. Na maré baixa, formam piscinas naturais, que acabam sendo melhores para o banho e o principal atrativo do local.
PONTA DO APAGA-FOGO: Situada às margens do Rio Buranhém, a praia compreende um trecho em que o mar oferece boas condições para banho, em qualquer período das marés. Piscinas naturais formam-se durante a vazante, possibilitando o mergulho livre. É a saída e entrada na foz do Rio Buranhém para a travessia da balsa que liga a Porto Seguro.

Serviços: aguarde

Mapa da Cidade: em breve

.